Parrachos de Maracajaú, Ceará-Mirim
DEI - Departamento Estadual de Imprensa do RN
> www.rn.gov.br / DEI / IMPRENSA
Segunda-feira, 22/12/2014

Normas de Publicação

Devido ao grande aumento nos custos dos materiais gráficos (papel, químicos, filmes, chapas) e na intenção de amenizar a crise nas industrias editoras de jornais, a ANJ (Associação Nacional de Jornais), junto com seus associados, tomou a decisão de reduzir a largura de seus jornais. Esta medida também tem como base uma padronização das colunas dos jornais Standard e Tablóides, o que até então causava alguns transtornos as agências de publicidade e aos próprio jornais, pois tinham que confeccionar duas vezes o mesmo anúncio para esses diferentes tipos de jornais, sem falar nos custos de um novo fotolito.

Em fase a esta decisão todos os jornais do País aderiram a este novo formato. A mudança, programada inicialmente para o dia 07 de agosto, teve seu inicio nos jornais do sul do País e hoje já estar completando sua fase final em nossa região.

O Diário Oficial aproveitou o ensejo para fazer algumas alterações em seu departamento gráfico, com o único objetivo de melhorar a qualidade de nosso matutino e por conseqüência buscar uma melhor qualidade, nitidez e agilidade para as publicações de nossos clientes. E para que este objetivo seja alcançado a parceria com vocês (clientes) é fundamental. Portanto solicito a compreensão e o apoio de todos em nossa busca para a qualidade total e sempre nos colocamos a sua disposição para sanar dúvidas e para troca de experiências e informações.

A princípio vamos esclarecer o seguinte fato:

No processo de produção de um Tablóide a largura das novas bobinas (formato do papel que é utilizado pelas rotativas) representam na verdade a altura do nosso jornal. Deixando os detalhes técnicos de lado e resumindo de uma forma direta, as novas medidas sugeridas pela ANJ na verdade afetaram a altura do Diário Oficial. Teremos assim a mudança da mancha gráfica que é atualmente de 26cm x 33cm para 26cm x 29,7cm.

Entendido a alteração, falaremos do segundo ponto crucial para que estas novas medidas não nos causes nenhum problema. Hoje o Diário Oficial sofre com a qualidade dos originais enviados ao nosso departamento gráfico. A falta de padronização, qualidade das fotos, originais datilografados com fitas gasta (ilegíveis) e outros fatores, contribuem para deficiência de qualidade de suas publicações. A boa noticia é que estamos investindo em treinamento de nossa equipe e colocando a disposição de nossos clientes o sistema de fotolito digital que dará uma nova vida a suas publicações.

O sistema de fotolito digital conta com a digitalização dos originais datilografados (através de scanner) e a impressão direta das publicações para a foto-impressora (com resolução de até 3.000 dpi). Todos os dois processos resultaram em um fotolito digital de alta qualidade, com pontos bem definidos e uma padronização e agilização em nosso sistema de paginação.

Para tanto pedimos a nossos clientes que solicitem nosso arquivo modelo para confecção de suas publicações através da e-mail (dei@secrin.rn.gov.br) ou configure sua própria página modelo de acordo com as orientações abaixo.

Como criar uma página modelo?

No seu editor de texto (Word, qualquer versão) vá no menu "ARQUIVO", depois no comando "CONFIGURAR PÁGINA" e solicite Tamanho do Papel: A4 (210x297mm) conforme figura abaixo:

No menu "ARQUIVO", e no comando "CONFIGURAR PÁGINA", solicite Margens: Superior: 2,5cm; Inferior: 2,5cm; Esquerda: 3cm; Direita: 3cm; e Medianiz: 0cm. Conforme figura abaixo:

No menu "FORMATAR", e no comando "COLUNAS..." , solicite a criação de 2 colunas conforme figura abaixo:

Depois formate um parágrafo para criação do estilo com as seguintes especificações:
Times New Roman / Corpo 9.5pt / Justificativa Total

Selecione o texto que contém a formatação que você deseja incluir no seu estilo.

Clique na caixa Estilo

Digite sobre o nome do estilo existente para criar o nome do novo estilo.

Pressione ENTER.

Seu estilo já estar criado. Caso queira formatar outros estilos (como título, avanço de parágrafos para artigo, etc..) repita a operação formatando primeiro e selecionando cada formatação criada. É interessante que você crie uma padronização na nomenclatura do estilo (ex. Diario Texto; Diario Título; etc).

Caso você não queira criar a página modelo, clique aqui para fazer o downlaod do arquivo modelo pronto.

Para as publicações fora de padrões normais (ex. anúncios, balancetes, etc), poderão ser confeccionadas tanto no Corel, PageMaker ou Word. Solicitamos que junto com o arquivo seja enviadas as fontes e os arquivos da fotos (quando houver), mesmo que estas estejam dentro das páginas, pois as mesmas poderão estar fora do nossos padrão de tonalidade de impressão e assim ficará fácil corrigir as tonalidades e garantir a qualidade. Alertamos ainda que as fotos deverão ser scanneadas com no mínimo 150 dpi de resolução, em escala de cinza e ainda, de preferencia no formato TIF.

Como confeccionar publicações datilografadas:

Solicite-nos o Gabarito para Datilografia. Siga corretamente as margens e os limites de altura da mesma.

Nosso gabarito foi confeccionado para atender a padronização de meia coluna de nossa página padrão (lembramos que somam ao total 3 colunas por página, assim são necessários 6 gabaritos para se confeccionar uma página inteira).

gabarito.jpg (13896 bytes)

Caso seu material utilize mais de um gabarito, lembre-se sempre de identifica-los através do cabeçalho e informe a seqüência para evitar dúvidas.

Agradecemos a atenção e a colaboração de todos. Fazemos votos para que esta parceria renda uma perfeita impressão de suas publicações pois este é o nosso maior objetivo.

Valmir Bezerra de Araújo
Supervisor de Edição

Reclamações
Reclamações relativas a publicações de matérias só serão aceitas, por escrito, até 48 horas após a circulação do jornal. Reclamações sobre atraso de recebimento do jornal, devem ser feitas ao Setor de Assinaturas, logo que constatada a falha.


Horários
Horário de recebimento do expediente para publicação no dia imediato: 2ª a 6ª feiras das 08:00 às 17:00 horas.

Voltar para a página anterior voltar topo


Sigla, Endereço, Telefone